Mobilização pelo Fim da Escala de 6x1 e a insenção de imposto de renda para quem ganha até 5.000,00 e taxação sobre as grandes fortunas.
- Wilson Guimarães

- 9 de set.
- 2 min de leitura

Aos seis dias do mês de setembro de dois mil e vinte e cinco, às 17h00, realizou-se a 2ª Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Três Corações, na Avenida Guatemala, nº 445, Bairro Jardim América – Três Corações/MG.
A Conferência teve como pauta principal a eleição da nova Direção Municipal e a escolha dos delegados e delegadas que representarão o município na Conferência Estadual, a ser realizada no dia 20 de setembro de 2025, em Betim/MG.
Abertura
A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida, foi transmitida mensagem do ex-deputado federal e ex-ministro dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, saudando a Conferência. Em sua fala, destacou a importância da construção de uma Frente Ampla para derrotar o neofascismo nas eleições de 2026, assegurando a vitória das forças progressistas, com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a eleição do senador Rodrigo Pacheco ao Governo de Minas Gerais.
Também foi transmitida mensagem do deputado estadual Celinho do Sinttrocel, saudando a Conferência de Três Corações e reforçando a importância da vitória das forças progressistas em 2026, com destaque para a eleição de Wadson à Câmara dos Deputados.
Intervenções
O presidente do PCdoB de Três Corações, Eloisio Godinho, leu trechos do discurso do presidente Lula na última reunião ministerial, citando Getúlio Vargas e sua luta contra o imperialismo norte-americano e as forças conservadoras aliadas aos EUA.
Estiveram presentes e fizeram uso da palavra:
Maria Angélica, presidenta da União das Associações dos Moradores Tricordiana (UTAM);
Fany, representante da Associação das Andorinhas;
Dona Enelita, representante da Associação das Mulheres Tricordiana, destacando o trabalho social que desenvolve com moradores de rua, servindo almoço todos os domingos;
Professor Maury, do Instituto Federal de Educação, ressaltando a ampliação da rede de Institutos Federais nos governos progressistas de Lula, fator determinante para o avanço da educação técnica no país;
Thais Darc, advogada e integrante do Conselho Tutelar;
Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (SINDCOMTRES);
Servidores públicos municipais;
Lideranças evangélicas da Nova Três Corações;
Camila Godinho, presidenta da Associação das Mulheres Tricordiana e professora, que ressaltou a luta das mulheres contra a violência e apresentou as atividades desenvolvidas durante a campanha Agosto Lilás;
Jacinto Faria, secretário de Organização do PCdoB, que reafirmou a luta da população negra contra o racismo e o fascismo.
Durante os debates, foram ainda aprovadas as seguintes deliberações políticas e programáticas:
Fim da escala de trabalho 6x1, com defesa de jornadas mais justas e humanas para a classe trabalhadora;
Isenção do Imposto de Renda para trabalhadores e trabalhadoras que recebem até R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
Taxação das grandes fortunas, como medida de justiça fiscal e distribuição de renda.
Encerramento
Após as intervenções, a Conferência prosseguiu com a eleição da nova Direção Municipal e dos delegados(as) para a Conferência Estadual. O encontro foi finalizado com apresentações musicais e confraternização entre os participantes, estendendo-se noite adentro.
Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que será assinada por mim, Jacinto Faria , secretária(o) da Conferência, e pelo presidente da mesa, Eloisio Godinho.
Três Corações, 06 de setembro de 2025.














Comentários